Pesquisar este blog

sábado, 31 de julho de 2010

Torta Rei Alberto


REI ALBERTO-

Receita da Vânia – “Culinária Receitas” Orkut

- 1 pacote de gelatina de morango (eu uso de framboesa, acho mais gostosa)
- 1 lata de abacaxi em calda (reservar somente uma xícara do caldo)
- 4 claras
- 1 xícara de água fervendo
- uma receita de doce de ovos
- uma receita de geléia de ameixa
- uma receita de merengue cozido para decorar

Dissolver a gelatina em uma xícara de água fervendo. Quando estiver bem dissolvida, acrescentar 1 xícara do caldo do abacaxi. Colocar um pouquinho dessa gelatina em uma forma transparente (colocar um pouco menos que um dedo no fundo da forma, é só pra enfeitar). Levar à geladeira para firmar.

Picar o abacaxi bem picadinho e misturar com a gelatina que sobrou. Levar ao fogo para ferver (para o abacaxi não azedar). Deixar esfriar bem.

Bater as claras em neve com 4 colheres de açúcar refinado. Misturar no abacaxi com gelatina.

Colocar essa mistura na forma, por cima da gelatina.

Montagem do Doce:

1a. Camada – Gelatina
2a. Camada – Clara com gelatina e abacaxi
3a. Camada – Creme de Ameixa
4a. Camada – Doce de Ovos
5a. Camada – Decorar com merengue

DOCE DE OVOS

- 6 gemas
- 2 xíc. de açúcar
- 1 xíc. de água
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de margarina
- gotas de essência de baunilha

Misturar bem as gemas peneiradas com a água numa panela. Em separado peneirar o açúcar junto com a farinha de trigo (misturar bem para o doce não empelotar).
Juntar tudo e levar ao fogo para engrossar, mexendo sempre.
Depois que estiver pronto , tire do fogo e coloque uma colher de chá de margarina (para dar brilho no doce) e gotas de essência de baunilha (para tirar o cheiro do ovo).

GELÉIA DE AMEIXA

- 250g. de ameixa sem caroço
- 1 e ½ xíc. de açúcar
- 1 xíc. de água

Colocar todos os ingredientes na panela e levar ao fogo.
Se não quiser muito doce, diminuir o açúcar.
Esperar desmanchar bem a ameixa. Depois de pronto, esmague bem com o garfo ou passar pelo processador.


Nota: Façam o creme de ovos mais encorpado. O meu ficou meio ralo e...misturou às outras camadas.

9 comentários:

  1. Mas que óptimo aspecto, uma sobremesa bem original!!!

    ResponderExcluir
  2. Sou sua seguidora....e eu preciso emagrecer ahahahahaha...mas qdo vejo as delicias que vc posta....eu já engordo com meus olhos...vc esta de parabens...já fiz algumas receitas suas e dao certinhas...obrigada por me ensinar a sua sabedoria...beijos

    ResponderExcluir
  3. Tia, que bom vê-la de novo a todo vapor. Quando for aí, apareço para provar alguma das suas gostosuras. Obrigada pelo comentário em meu blog. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Minhas amigas, obrigada pelas palavras gentis.
    A cozinha é para mim uma terapia. Nela, esqueço os problemas da vida.
    Obrigada pelas visitinhas!

    ResponderExcluir
  5. receita digna dos grandes acontecimentos. um show.

    ResponderExcluir
  6. Esta sim é uma torta digna de um rei. Hi.. Hi...

    Bjinho

    ResponderExcluir
  7. adorei a fotografia... e as duas primeiras partes da receita parecem-me interessantes... já o doce de ovos e a geleia acho que vai tornar o doce enjoativo...
    vou levar a receita comigo... mas devo só fazer as duas primeiras partes =D

    ResponderExcluir