Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Pão integral da Patrícia


Pão integral da PatríciaIngredientes:

600 g de farinha branca
400 g de farinha integral
40 g de fermento fresco
1 pitada de açúcar
20 g de sal
80 g de gordura vegetal - coloco banha de porco ou margarina a 80%
550 ml de água

Preparo:

Dissolva o fermento em água morna com açúcar.
Misture as farinhas, o sal e o fermento e, por últimos coloque a gordura derretida.
Sove bem por 10 minutos. Deixe repousar até dobrar de volume. Volte a sovar por mais 10 minutos. A massa deve estar bem lisa.

Coloque em 3 fôrmas para bolo inglês, enchendo apenas 1/3 de cada. Deixe crescer até transbordar.

Faça talhos transversais e leve ao forno quente por 45 minutos.

Minhas observações:
Consegui um pão que não esfarela.
A massa fica macia.
Acrescentei outras farinhas, mas observando a proporção dada pela Patrícia - 400g
Tem que seguir a receita: sovar, sovar, sovar...
Fiz metade da receita - 1 pão

Acho que estou me especializando...

Gente, esta é a receita, que experimentei, que contém as proporções corretas.
Quem ensinou foi a Patrícia da comunidade "Panificação" do Orkut.

Nos 400g de farinha integral, você pode acrescentar vários tipos de farinha, mas...guarde a proporção 400g.
Depois...sovoe...sove...sove...

Eu acertei! Experimente também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário